Registo das Actividades

work.gif

O ano lectivo chegou ao fim e o projecto foi concluído. Por este motivo, esta página deixará de ser actualizada, pois só faz sentido se houver um projecto em desenvolvimento. Foi um longo caminho até chegarmos ao produto final, mas valeu apena todo o esforço, pois conseguimos realizar o nosso objectivo.

3º Período (Abril – Junho / 2008 )

1ª Semana (3 e 4 de Abril)

Neste período o ritmo de trabalho terá de ser superior. Assim, o trabalho começou desde a primeira aula!

Nesta primeira semana, as tarefas foram:

  • isolar o percurso do rio, já construído quase na sua totalidade;
  • construção das casas e pintura das mesmas;
  • finalização do trabalho da estrutura do campo;

2ª Semana (10 e 11 de Abril)

Nesta semana só houve aula no dia 10, uma vez que no dia 11 teve lugar uma visita de estudo em que se envolveu toda a turma.

Ainda assim, foram algumas coisas adiantadas no projecto:

  • construção das casas a implementar na maquete;
  • finalização do segmento inferior do rio, onde foram utilizados materiais isolantes para garantir que posteriormente não haja fugas de água;
  • preparação do espaço de uma das casas, com implementação de um segmento de relvado sintético na área circundante de uma das casa.

3ª Semana (17 e 18 de Abril)

Durante esta semana o trabalho foi muito! Adquirimos novos materiais, necessários para a construção do projecto: led’s, ripas de madeira (para os muros) e mais tupperwares (para o rio). Além disso, alguns alunos do grupo, no âmbito das disciplinas de Física e Química, dirigiram-se ao Departamento de Física da Fac. de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, numa visita de estudo no dia 15. Aí, e através do diálogo com um dos professores do departamento, foram-nos dados contactos de três professores desse mesmo departamento que nos poderão auxiliar aquando da construção dos sistemas eléctricos. Entraremos em contatco com eles o mais rápido possível, através do envio de um e-mail para o Dep.

Em relação ao trabalho propriamente dito, as tarefas realizadas foram as seguintes:

  • implementação dos muros nas docas, no campo de futebol (fora renovados) e no limite da área de uma das casas, após serem cortados das ripas de madeira que comprámos e pintados;
  • início da construção do prédio;
  • construção da cascata, segmento do rio que estava por construir: um dos elementos do grupo (Francisco) levou a cascata e o segmento superior do rio para casa, estando encarregue de os isolar e pintar, com a ajuda de alguem experiente;
  • finalização de uma das casas, que estava pendente;
  • implementação dos LED’s em duas das casas, já construídas, através dos buracos que efectuámos na base da maquete, que se situam sob as casas. Deste modo, uma das casas está completamente finalizada (com muros, relvado e o próprio edificio);

Além disso, esta semana o Francisco trouxe dois exemplos de postes de alta tensão para colocar na maquete, um de dimensões inferiores ao outro, que elaborou em conjunto com aguém mais experiente nesse tipo de trabalhos. Após analisarmos as dimensões dos dois, ficou decidido que se iria optar pelo de dimensões superiores, por uma questão de estética e escala na maquete. Para a semana, o Francisco irá então trazer outros já construídos para implementar na maquete.

Esta semana também adquirimos um produto aconcelhado pela professora de Ed. Tecnológica do CAIC para elaborar as estradas. Este produto, quando implementado, fica semelhante ao alcatrão. Contudo, ainda não o utilizámos, pois foi adquirido numa altura posterior à ultima aula da semana.

Consulte na nossa Galeria as fotos que mostram a evolução do trabalho.😉

4ª Semana (24 e 25 de Abril)

Esta semana apenas houve aula na quinta-feira, uma vez que dia 25 foi feriado nacional e não houve aulas.

Além disso, no dia 24 apenas estiveram presentes três elementos do grupo, visto que os outros três estavam a participar numa actividade do Colégio. Os trabalhos desenvolvidos foram os seguintes:

  • aplicação do produto adquirido na semana anterior para aplicar na maquete, que se assemelha ao alcatrão;
  • construção de uns suportes de madeira para colocar debaixo do rio, para suportarem o peso deste com a água e sua aplicação (este trabalho não foi terminado nesta aula).

5ª Semana (1 e 2 de Maio)

Visto ser feriado no dia 1 de Maio e uma vez que no colégio se fez a chamada “ponte” para o fim de semana, não houve aulas nem quinta nem sexta feira, o que teve como consequência o não haver aulas de Área de Projecto esta semana. Ainda assim, vamos tentar adiantar algum trabalho fora das aulas.

Ao longo das semanas seguintes o ritmo de trabalho foi maior. Foi necessário acabar todos os sectores da maqueta e concluir o PowerPoint para a apresentação final do projecto, adicionando a parte ligada à construção.

Conseguimos construir todas as partes relativas à maqueta e conseguimos um funcionamento bastante bom dos sistemas mecânicos e eléctricos.

No dia 2 de Junho (2008 ) teve lugar a apresentação pública do projecto, no auditório do CAIC. Na opinião do grupo, esta correu bastante bem e valeu todo o esforço ao longo do ano lectivo na construção da maqueta.

2º Período (Janeiro – Março / 2008 )

1ª Semana (3 e 4 de Janeiro)

Neste regresso às aulas trouxemos novidades. Durante as férias, terminámos a construção em 3D da maquete, segundo a planta criada, criámos um ficheiro com um orçamento para aparesentar à Direcção do CAIC e contactámos o CEC para sabermos da disponibilidade dos painéis solares.

Assim, no dia 3 apresentámos o documento do orçamento ao professor Nuno Costa e posteriormente entregámo-lo a um membro da Direcção, que o fará chegar aos órgãos competentes e mostrámos a maquete em 3D também ao professor, do qual recebemos aprovação.

Como o primeiro parecer em relação ao orçamento por parte do Colégio foi negativo, estamos já a pensar em ocntactar uma empresa que se possa disponibilizar para o efeito, criando depois publicidade a esta na maquete!

No dia 4 a tarefa foi actualizar o blog: fórum, registo de actividades, galeria e novas entradas.

2º Semana (10 e 11 de Janeiro)

Durantes esta semana preocupámo-nos mais com a aquisição de material. Assim, tendo em vista esse objectivo, falámos com diversas entidades. Como a primeira coisa que queremos comprar são as madeiras, dirigimo-nos a uma professora de Educação Tecnológica do CAIC, que tinha informado o nosso professor que tinha madeira disponível que poderíamos utilizar, a qual viémos a verificar que não seria a mais viável. Posto isto, e após falarmos com esta mesma professora, decidimos averiguar os preços de madeira numa serração perto do Colégio, onde nos dirigimos no dia 11. Aqui fomos informados de qual seria o orçamento para a madeira que necessitamos e encomendámos desde logo a mesma.

Esta semana obtivémos também a resposta da Direcção acerca do orçamento apresentado na semana anterior: o Colégio irá financiar 10% dos gastos. Tencionamos ainda entrar em contacto com a Associação de Pais do colégio e/ou com alguma empresa para o mesmo fim.

Nota: estabelecemos contacto com o Centro Electrónico de Coimbra para saber da disponibilidade dos painéis solares de pequena voltagem e fomos informados de que ainda não se encontram disponíveis.

3ª Semana (17 e 18 de Janeiro)

Esta semana começou o trabalho de construção.

Comprámos a madeira, que levámos até ao colégio, e começámos a trabalhar nesta: a primeira coisa a fazer foi lixar a mesma, para uma melhor aderência dos materiais numa fase posterior da construção.

Já no dia 18, a tarefa foi iniciar a marcação das diferentes áreas da maquete na madeira, com recurso a diversos materiais (lápis, réguas, esquadros). Estas marcações estão já a ser feitas com base na maquete 3D realizada e de acordo com essas dimensões.

4ª Semana (24 e 25 de Janeiro)

Esta semana o grupo dedicou-se à construção de parte da estrutura maquete. Depois de finalizadas as marcações das áreas que vao constar na maquete, começámos a montar o “caixilho” da mesma, que nos dará espaço para colocar fios e outros materiais debaixo da maquete. Apresentamos aqui uma imagem de metade da maquete:

dsc02924.jpg

Para efectuar este trabalho foi necessário serrar algumas partes das tábuas que comprámos. Com esse efeito, alguns elementos do grupo dirigiram-se à sala de Educação Tecnológica do colégio, onde, com o apoio da professora da disciplina, o fizeram.

dsc02916.jpg

5ª Semana (31 de Janeiro e 1 de Fevereiro)

Esta semana não houve grandes desenvolvimentos no projecto, visto que só tivemos uma aula (a de quinta) – sexta, dia 1, não houve aula devido às actividades do Carnaval – e nessa aula estivémos a marcar linhas na madeira e no platex como guias para o que vamos ter que cortar/serrar e a falar sobre como iríamos proceder para a montagem da estrutura do monte. Um elemento do grupo, Tiago, levou as madeiras para casa onde durante o período de interrupção lectiva irá tentar cortá-las com as ferramentas apropriadas.

6ª Semana (7 e 8 de Fevereiro)

Após o período de interrupção lectiva, as madeiras foram novamente tradizas para o colégio, já devidamente cortadas. Assim, houve avanços no projecto:

– iniciámos a montagem do “caixilho” da outra metade da maquete;

– começámos a criar o percurso do rio, nomeadamente na parte localizada no monte, utilizando para o efeito caixas plásticas de cozinha (“tupperwares”), que ligámos uns aos outros com o auxílio de um soldador.

7ª Semana (14 e 15 de Fevereiro)

No dia 14 finálizamos a construção do caixilho da segunda metade da maqueta, terminando assim o caixilho na sua totalidade; continuámos com a construção do percurso do rio, finalizando já o segmento correspondente ao monte. Além disso, começámos a montar a estrutura do monte, ligando alguns apoios (pedaços de madeira) a cada uma das partes constituintes.

14022008102.jpg

Sexta-feira, dia 15, não houve aula devido a uma actividade extra-curricular integrante do plano anual da turma.

8ª Semana (21 e 22 de Fevereiro)

Esta semana os desenvolvimentos foram os seguintes:

– continuação da montagem da estrutura do monte;

– inicio da montagem do campo de futebol, com material fornecido pela professora de Educação Tecnológica do Colégio.

dsc02984.jpg

9ª Semana (28 e 29 de Fevereiro)

Esta semana continuámos o trabalho de construção das estruturas da maquete. Assim, foi concluído o “tampo”/cimo do monte e as suas laterais já foram cortadas para posterior montagem; além disso, esta semana também houve avanços noutras estrutura, sendo elas os limites do campo de futebol e uma das casas que vamos construir.

Para realizar as actividades desta semana foi necessário comprar material. Deste modo, esta semana fomos novamente à serralharia junto ao CAIC para adquirir uma nova placa de platex.

10ª Semana (6 e 7 de Março)

Esta semana investimos o nosso tempo na construção das estruturas da maquete. Continuámos o trabalho no monte, tendo já aplicado parte das laterais deste e criado suportes no seu interior. Além disso, foi também feita uma estrutura que irá servir como “muro” à volta do campo de futebol, que ainda não aplicámos, e partes de uma das casas a construir.

14032008002.jpg

Aparte das estruturas, foi também desenvolvido um novo segmento do rio, este já para colocar junto às docas.

No dia 7 não houve aulas devido a uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Português.

11ª Semana (13 e 14 de Março)

Esta foi a última semana de aulas do 2º Período, mas não foi por isso que deixámos o trabalho parado.

Deste modo, durante esta semana concluímos para já os trabalhos no monte, criámos o percurso inferior do rio (junto às docas) (falta apenas um pequeno espaço) e as estruturas/partes das casas, que depois serão coladas, criando desde já os buracos para a posterior passagem dos fios eléctricos.

14032008.jpg 14032008006.jpg

14032008007.jpg 14032008008.jpg

Durante as férias o projecto não irá parar: tencionamos trabalhar e concluir a construção das casas para depois as implementar na maquete.

1º Período (Setembro – Dezembro / 2007)

1ª Semana (20 e 21 de Setembro)

Nas duas primeiras aulas do ano lectivo foram formados os grupos em que cada um iria trabalhar ao longo do presente ano lectivo.

Após a formação do nosso grupo, discutimos várias ideias sobre possíveis projectos, dialogando com o professor da disciplina para avaliar a sua viabilidade. Depois de várias ideias, o grupo pensou na construção de uma maquete de uma parte de uma cidade em que se iriam aplicar alguns exemplos de energias renováveis através de sistemas eléctricos e/ou mecânicos, pois pareceu-nos um projecto em que seria viável a existência de uma parte prática e de uma parte teórica para completar a nossa apresentação e justificar a escolha do tema.

Com o acordo de todos os elementos do grupo, o projecto passou já a estar parcialmente definido.

2ª Semana (27 e 28 de Setembro)

No dia 27, depois de informado acerca do nosso plano de construir a maquete, o professor Nuno Costa apresentou-nos uma proposta que tinha chegado à escola acerca da disciplina de Área de Projecto em que se poderiam envolver projectos que constassem de apresentação de melhoria de aspectos sociais e/ou ambientais nas várias cidades. Depois de considerarmos esta possibilidade, achámos que a construção da cidade de Coimbra ou parte dela em maquete para apresentar possíveis soluções de aplicação de energias renováveis não estaria ao nosso alcance e deixámos de lado esta proposta. Decidimos então que poderíamos desenvolver algum tipo de estudo acerca das aplicações das energias renováveis no nosso distrito (Coimbra) para posterior apresentação.

Sexta-Feira, dia 28, elaborámos o documento de justificação do nosso projecto, criando o seu título (Energia e Ambiente) e explicando a nossa ideia (este documento constitui uma entrada na página principal do nosso blog). Também neste dia elaborámos o plano anual das actividades a desenvolver, surgindo-nos a ideia de visitarmos uma escola de arquitectura em Coimbra para nos informarmos acerca da construção de maquetes.

3ª Semana (4 e 5 de Outubro)

Durante esta semana o grupo dedicou-se à pesquisa de informação sobre energias renováveis e suas aplicações no distrito para a parte teórica do projecto e sobre algumas partes mais práticas, como o funcionamento de alguns sistemas eléctricos e a construção de maquetes. Aquando desta pesquisa, procurámos também por um programa que nos permitisse a construção 3D de estruturas (entre vários, decidimos utilizar o Google SketchUp, por ser de fácil manuseamento).

Recolhemos informações sobre os vários tipos de energias e fomos seleccionando a mais importante para começarmos a criar um PowerPoint para apresentação no final do ano.

4ª Semana (11 e 12 de Outubro)

Nesta semana dividimos o grupo e desenvolvemos as seguintes actividades:

  1. Selecção de informação para o PowerPoint e criação do PowerPoint (Tiago, André e Francisco)
  2. Pesquisa acerca de projectos ligados às energias renováveis no distrito de Coimbra (Diogo, João, Pedro)

5ª Semana (18 e 19 de Outubro)

Nesta semana as actividades foram as seguintes:

  1. Continuação da elaboração do PowerPoint e da pesquisa acerca de projectos em Coimbra (com o grupo dividido).
  2. (Na sexta-feira) Começámos a desenhar um exemplo de planta para a maquete, registando ideias do que construir.

Durante a pesquisa, foi criado um documento acerca das energias renováveis no nosso distrito. Ainda não está garantido que iremos apresentar este documento, porque pensámos em nos dirigir à Câmara Municipal de Coimbra para nos informarmos de uma forma mais concreta acerca do que está a ser feito.

6ª Semana (25 e 26 de Outubro)

Começámos então a semana a desenhar uma possível planta para a maquete, tendo em conta as dimensões dos objectos e estruturas no real. Assim, pensámos em diversas zonas da cidade na maquete (que ainda não decidimos construir efectivamente no seu total), tendo em conta o nosso alcance face à sua construção:

  • monte, onde seriam aplicados os geradores eólicos
  • uma espécie de docas, junto a um rio (onde existiria água), com a possível implementação da energia hídrica
  • um edifício (prédio) que contivesse um elevador (que trabalharia a partir de um motor eléctrico como o de um carro telecomandado, alimentado por um painél solar)
  • várias casas onde instalaríamos uma lâmpada, que retiraria energia também de painéis solares
  • pequeno campo de futebol (com holofotes)
  • criação de uma linha férrea e de uma via para automóveis (com possibilidade de aplicação de sensores ou temporizadores) (?)

Ao considerar as diversas zonas, fomos já pensando no material que termos que utlizar para a construção, como painéis solares, ventoinhas de dissipadores de computadores, dínamos, “bomba” de água como as dos aquários, entre outros.

Na sexta-feira começámos a utilizar o programa seleccionado para a construção em 3D!


7ª Semana
(2 de Novembro)

No dia 1 de Novembro foi feriado, pelo que não houve aulas.

Tendo em conta as ideias tidas em relação à construção da maquete, passámos à sua construção em 3D no programa, começando pelo monte e geradores eólicos neste. Como queremos ter em conta as dimensões reais , deparámo-nos com um problema relativamente às escalas utilizadas, principalmente na relação montes-edifícios e nos geradores (que no real são bastante altos).

8ª Semana (8 e 9 de Novembro)

Nesta semana tentámos contornar o problema das escalas e criámos o monte.

De seguida, começámos a criação das docas, que novamente gerou problemas em relação às escalas e à própria utilização do programa. No entanto, definimos aproximadamente as áreas da cidade em 3D.

Face aos problemas gerados em relação à escala, o grupo reuniu e decidiu deixar esta fase em “stand-by” e tentar visitar uma escola de arquitectura para sermos auxiliados na construção da maquete.

9ª Semana (15 e 16 de Novembro)

A aula de quinta-feira foi cedida pelo Professor Nuno Costa para a preparação de actividades da escola em que a turma participou, motivo pelo qual não se desenvolveu o trabalho no dia 15.

No dia 16 a aula foi novamente encurtada devido a essas mesmas actividades. No entanto, no tempo disponível, passou-se à construção deste blog e da sua primeira entrada para divulgar o nosso projecto anual.

10ª Semana (22 e 23 de Novembro)

Na quinta-feira, o grupo dirigiu-se à sala de informática da escola para trabalhar no blog e em documentação do projecto. Assim, actualizámos o blog criando esta página (Registo das Actividades) [Tiago e Diogo], aprimorámos o documento de justificação [André e Francisco] e criamos a página FAQ’s [João e Pedro], actualizando assim o blog.

Sexta-feira, dia 23, numa primeira parte da aula reunimo-nos para discutir as zonas da cidade que iriam constar na maquete, pensando já em materiais, estrutura e funcionamento. De seguida, dividimos o grupo para elaborar as seguintes tarefas:

  • contactar a Escola Universitária das Artes de Coimbra (ARCA)
  • pesquisar informação acerca do funcionamento de dínamos, ventoinhas (coolers), bombas de água de aquários, …
  • observação do local onde iremos trabalhar, para verificar disponibilidade de espaço, ligações eléctricas, …

No contacto que estabelecemos com a Escola em causa fomos informados de que para sermos recebidos teremos que enviar uma carta para a morada da escola. Estamos a ponderar efectuar essa acção.

11ª Semana (29 e 30 de Novembro)

Nesta semana as actividades realizadas foram as seguintes:

  • telefonar para o Departamento de Arquitectura de Coimbra com o mesmo objectivo do telefonema para a ARCA, e posterior envio de um e-mail para as duas instituições
  • elaboração e afixação de um cartaz no hall de entrada do colégio com uma curiosidade acerca da energia eólica
  • dinamização da página “Fórum” do nosso blog, com a introdução de um tema semanal para discussão

dsc02756.jpg

12ª Semana (6 e 7 de Dezembro)

Nesta semana definimos várias alíneas do projecto que estavam por definir. Então:

  • definimos a planta da maquete e as áreas que nela vão constar, considerando as dimensões reais (por aproximação):
    • monte com geradores eólicos
    • rio
    • centrais de energia (eólica e hídrica)
    • pequeno campo de futebol, com holofotes
    • prédio com o elevador
    • um par de habitações (que ficarão iluminadas)
    • umas docas
  • tendo em conta esta planta, começámos a sua projecção em 3D novamente, desta vez considerando as dimensões reais e não as dimensões que irão constar na maquete
  • elaborámos uma pequena lista com os materiais que iremos utilizar (nesta lista obviamente que não constam todos os materiais, pois alguns só na construção nos aperceberemos de que serão necessários)
  • dirigimo-nos a Coimbra, na sexta-feira, para procurarmos preços de materiais que iremos utilizar e ficarmos com uma noção do orçamento ( o grupo pondera pedir um financiamento para o projecto).
  • elaborámos o relatório de sustentação do projecto, para entregar ao professor da disciplina, como suporte de avaliação para este primeiro período lectivo.

13ª Semana (13 e 14 de Dezembro)

No dia 14 não tivémos aula de Área de Projecto pois foi o último dia de aulas.

No entanto, no dia 13 houve aula. Alguns elementos do grupo levaram materiais para testarmos algumas pequenas coisas. Assim dirigimo-nos ao nosso Local de Trabalho e após várias coisas, como ligar uma ventoinha (fan) a uma pilha/bateria, conseguimos ter essa mesma ventoinha “telecomandada”, através da ligação a um sistema de um carro telecomandado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: